Fronteiras Interdisciplinares da Antiguidade e suas Representações

Notícias

Livro: "Retórica e cotidiano no Mundo Antigo"

Divulgamos a publicação do livro Retórica e cotidiano no Mundo Antigo, organizado por Edjalma Nepomoceno Pina (Leir/PPGHIS/Ufes) e João Carlos Furlani (Doutor em História/Ufes). A referida obra compõe a coleção Lux Antiquitatis do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (Leir/Ufes) e conta com um capítulo escrito por Irlan de Sousa Cotrim (Doutorando/PPGHIS/Ufes) e membro do Limes/Ufes.

Integrante do Limes/Ufes estará no III Colóquio Internacional do Leir/Ufes

Entre os dias 22 e 24 de novembro de 2022 ocorrerá o III Colóquio Internacional do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (Leir/Ufes). O tema do evento é A cidade antiga entre a História e a Arqueologia e acontecerá nas dependências da Ufes, campus Goiabeiras. O doutorando e membro do Limes/Ufes Irlan de Sousa Cotrim (PPGHIS/Ufes) fará uma comunicação numa sessão coordenada no dia 23 de novembro (das 9h às 11h). O título da comunicação será FISCI IVDAICI CALVMNIA SVBLATA: repensando a damnatio memoriae de Domiciano (96-98).

Membros do Limes apresentam comunicações no V Simpósio de Estudos Medievais do Letamis/Ufes

Os membros do Limes/Ufes apresentaram na tarde desta quinta-feira (20/10) comunicações de suas pesquisas no V Simpósio de Estudos Medievais do Letamis/Ufes. Ana Clara Mônico (graduada em História/Ufes) apresentou a comunicação intitulada "A vocalidade nas manifestações performáticas do século XIII: o paradigma da figura eclesiástica nos fabliaux medievais", fruto de sua pesquisa de Iniciação Científica e de Monografia.

Membros do Limes apresentam comunicações do V Simpósio de Estudos Medievais do Letamis/Ufes

Os membros do Limes/Ufes apresentaram na tarde desta quinta-feira (20/10) comunicações de suas pesquisas no V Simpósio de Estudos Medievais do Letamis/Ufes. Ana Clara Mônico (graduada em História/Ufes) apresentou a comunicação intitulada "A vocalidade nas manifestações performáticas do século XIII: o paradigma da figura eclesiástica nos fabliaux medievais", fruto de sua pesquisa de Iniciação Científica e de Monografia.

Publicação: "Medeia, gênero e a escola", de Irlan de Sousa Cotrim e Pablo Gatt

Divulgamos a publicação intitulada Medeia, gênero e a escola, cuja autoria é compartilhada pelo membro do Limes/Ufes Irlan de Sousa Cotrim (Doutorando, PPGHIS/Ufes) e por Pablo Gatt (Doutorando, PPGHIS/Ufes) membro do Letamis/Ufes. O capítulo compõe o livro Representações do feminino na Antiguidade e no Medievo, obra organizada por Carolline da Silva Soares, Pablo Gatt e Tamara Chagas e publicado pela Editora Milfontes.

Curso básico de Latim online no Ifes

O módulo I: introdução ao latim, destinado ao nível iniciante, será novamente ofertado de modo gratuito neste semestre de 2022/2 pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O curso será oferecido sob o formato virtual, via plataformas de reunião online. As aulas serão ministradas duas vezes por semana, todas as terças e quintas, de 18h às 19h20.

Publicação: "Categorias do vitupério a Domiciano no Panegírico a Trajano de Plínio, o Jovem", de Irlan de Sousa Cotrim

Divulgamos a publicação do texto "Categorias do vitupério a Domiciano no Panegírico a Trajano de Plínio, o Jovem", de autoria de Irlan de Sousa Cotrim (Doutorando, PPGHIS/Ufes). O texto é um dos capítulos do livro organizado por Pablo Gatt (Doutorando, PPGHIS/Ufes) e pelo Prof. Dr. Sérgio Alberto Feldman (PPGHIS/Ufes), membros do Letamis/Ufes, intitulado Lugares de poder e de conflito no contexto tardoantigo e medieval e publicado pela Editora Milfontes.

Publicação: "Os 'Ludi Saeculares' de Domiciano a partir dos testemunhos monetários", de Irlan de Sousa Cotrim

Divulgamos a publicação de "Os 'Ludi Saeculares' de Domiciano a partir dos testemunhos monetários", de Irlan de Sousa Cotrim (Doutorando PPGHIS/Ufes). O artigo compõe o trigésimo terceiro volume da Revista Ágora, periódico do Programa de Pós-Graduação em História da Univerisidade Federal do Espírito Santo (Qualis B3).

Publicação: "A construção do personagem do clérigo nos fabliaux medievais (séc. XIII)", de Ana Clara Mônico

Divulgamos a publicação intitulada A construção do personagem do clérigo nos fabliaux medievais (séc. XIII), de autoria da graduanda em HIstória Ana Clara Mônico (Ufes). O artigo se encontra disponível no site do periódico Mafuá: Revista de literatura em meio digital, do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Publicação: "A recepção do epos clássico vergiliano no poema sacro e tragicômico Eustachidos, dado como do Frei Manuel de Santa Maria Itaparica", de Dreykon Fernandes Nascimento e Leni Ribeiro Leite

Divulgamos a publicação do artigo A recepção do epos clássico vergiliano no poema sacro e tragicômico Eustachidos, dado como do Frei Manuel de Santa Maria Itaparica, de autoria do mestrando Dreykon Fernandes Nascimento (PPGL/Ufes) e de Leni Ribeiro Leite (University of Kentucky). O trabalho compõe o septagésimo nono número da revista Humanitas, periódico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal.

 

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910