Publicação: “Uma proposta de ensino das práticas letradas coloniais na escola”, de Ruth dos Santos Silva e Leni Ribeiro Leite

Divulgamos a publicação de Uma proposta de ensino das práticas letradas coloniais na escola, de autoria de Ruth dos Santos Silva (graduanda do curso de Letras – Português e Italiano pela UFES e integrante do Limes/UFES) e de Leni Ribeiro Leite (PPGHIS/PPGL/UFES). O trabalho foi publicado pela Revista de Estudos Linguísticos e Literários dos Programas de Pós-Graduação em Língua e Cultura e em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA, Qualis B2).

As autoras propuseram apresentar uma sequência didática que tenha como eixo central uma abordagem artística das práticas letradas compostas durante o século XVIII para as aulas de Literatura para o público-alvo escolar. Além disso, as autoras levaram em consideração que os textos produzidos durante o período colonial obedeceram a regras retórico-poéticas diversas das regras da arte contemporâneas e que, no entanto, tal prerrogativa não desencoraja a elaboração de atividades escolares que privilegiem o diálogo entre os estudantes deste século com as obras setecentistas coloniais.

O artigo pode ser acessado clicando aqui.