Fronteiras Interdisciplinares da Antiguidade e suas Representações

Publicação: "Riso e cultura popular na literatura medieval: o discurso humorístico na construção do personagem do clérigo nos Fabliaux medievais do século XIII", de Ana Clara Mônico e Leni Ribeiro Leite

Divulgamos a publicação de Riso e cultura popular na literatura medieval: o discurso humorístico na construção do personagem do clérigo nos Fabliaux medievais do século XIII, de autoria de Ana Clara Mônico (graduanda em História pela Ufes) e de Leni Ribeiro Leite (PPGHIS/PPGL/Ufes/UK). O artigo compõe o primeiro número do décimo volume da Revista Medievalis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

As autoras abordam a representação do personagem do clérigo dentro dos fabliaux, gênero literário inserido no contexto da Idade Média. Tal gênero possui como características os elementos carnavalescos, o tom satírico, a comicidade e o erotismo além de constituir-se como um discurso poético bastante popular no medievo, embora haja poucos estudos contemporâneos acerca do tema. As autoras discutem ainda a vocalidade e o anticlericalismo e  os relaciona com o discurso presente mas narrativas, com especial foco nas regras retórico-políticas que organizavam os discursos no período.

O artigo pode ser acessado clicando aqui.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.