Fronteiras Interdisciplinares da Antiguidade e suas Representações

Publicação: "Reinventing the concept of homo novus in Rome: Cicero as Horace’s role model", de Camilla Ferreira Paulino da Silva e Leni Ribeiro Leite

Divulgamos a publicação do artigo Reinventing the concept of homo novus in Rome: Cicero as Horace’s role model, de autoria de Camilla Ferreira Paulino da SIlva (Doutora em História pelo PPGHIS/UFES e pesquisadora do Limes/UFES) e de Leni Ribeiro Leite (Doutora em Letras pela UFRJ, professora dos Programas de Pós-Graduação em História e em Letras da UFES e coordenadora nacional do Limes). O artigo foi publicado pela revista Topoi do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Qualis A1).

As autoras propuseram observar as semelhanças entre o uso do termo homo novus pelos autores romanos Cícero e Horácio, com uma conotação positiva, em contraste com a visão do outsider como um elemento negativo. Elas sugerem, portanto, que Horácio pode ter se utilizado de elementos das obras de Cícero como forma de sustentar uma defesa de sua própria condição na sociedade romana.

O número da revista pode ser acessado clicando aqui.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.