Fronteiras Interdisciplinares da Antiguidade e suas Representações

Publicação: "Persona satírica e mudança de tom na obra juvenaliana", de Iana Lima Cordeiro e Leni Ribeiro Leite

Divulgamos a publicação de Persona satírica e mudança de tom na obra juvenaliana de autoria da doutoranda Iana Lima Cordeiro (PPGL/UFES) e de Leni Ribeiro Leite (PPGHIS/PPGL/UFES). O artigo faz parte do vigésimo quarto número da revista Conexão Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

As autoras traçaram um panorama simplificado de duas percepções centrais apresentadas nos estudos contemporâneos das Sátiras do poeta romano Juvenal. Primeiramente, a abordagem sobre a aplicação do conceito de persona poética e em segundo lugar a defesa da ideia de uma suposta mudança no tom presente na obra de Juvenal. As autoras demonstraram em que medida as posturas adotadas pelos críticos modernos acerca da obra juvenaliana formaram a tônica de suas análises. Além disso, elas concordaram com o uso do conceito de persona e defenderam que não houve uma mudança de tom nas sátiras de Juvenal porque uma única persona apresenta-se em toda a extensão da obra.

O artigo completo pode ser acessado clicando aqui.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.