Fronteiras Interdisciplinares da Antiguidade e suas Representações

Publicação: "O Uraguay, de Basílio da Gama: questões retórico-políticas coloniais entre a Antiguidade e a Modernidade", de Dreykon Fernandes Nascimento e Leni Ribeiro Leite

Divulgamos a publicação de O Uraguay, de Basílio da Gama: questões retórico-políticas coloniais entre a Antiguidade e a Modernidade, de autoria de Dreykon Fernandes Nascimento (mestrando PPGL/Ufes) e de Leni Ribeiro Leite (University of Kentucky). O artigo faz parte do vigésimo quarto número publicado em 2022 da revista Ágora: Estudos Clássicos em Debate da Universidade de Aveiro, Portugal.

Os autores refletiram acerca dos resultados de um projeto de pesquisa que buscou observar o uso da máquina retórica e poética da Antiguidade durante o conturbado período pombalino português e seu impacto na América Portuguesa. Eles entenderam que a Primeira Modernidade utilizou-se dos elementos discursivos legados pela Antiguidade como instrumento de construção prática e simbólica de um enunciado acerca dos conflitos que se desenrolavam nas colônias, e utilizaram como exemplo de análise e observação deste fenômeno o proêmio do poema O Uraguay, do autor luso-brasileiro Basílio da Gama.

O artigo completo pode ser acessado clicando aqui

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.