Publicação: "O mito de Hércules: entre quadrinhos e cordéis" de Thayrynne Coutinho e Leni Ribeiro Leite

Divulgamos a publicação de O mito de Hércules: entre quadrinhos e cordéis de Thayrynne Coutinho (Graduada em Letras pela Ufes, integrante do Limes/Ufes) e Leni Ribeiro Leite (PPGHIS/PPGL/Ufes). O artigo compõe o primeiro número do nono volume da Revista Rónai - revista de estudos clássicos e tradutórios da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Segue o resumo do artigo: O presente trabalho objetiva pensar o mito de Hércules no quadrinho de Ortega (2012) e no cordel de Marco Haurélio (2013), em comparação com as Metamorfoses, de Ovídio, tendo como objetivo sua realização dentro da dinâmica do ensino de literatura. Para tanto, nos valemos das considerações de Mortatti (2014; 2001) e Dalvi (2013a, 2013b) sobre o ensino de literatura no ensino básico, de Grijó (2017) sobre adaptação de obras literárias, e de Alves (2013) sobre literatura de cordel. Entendemos que a contraposição entre diferentes produções literárias possibilita que o aluno compreenda as adequações genéricas, ao mesmo tempo em que depreende as peculiaridades de cada gênero e de cada forma de circulação do texto na sociedade contemporânea.

O artigo completo pode ser acessado clicando aqui.