Publicação: "As múltiplas faces de Domiciano na historiografia de fins do século XIX ao alvorecer do século XXI", de Irlan de Sousa Cotrim

Divulgamos a publicação de As múltiplas faces de Domiciano na historiografia de fins do século XIX ao alvorecer do século XXI, de autoria de Irlan de Sousa Cotrim (mestrando PPGHIS/Ufes). O trabalho foi publicado nos Anais Eletrônicos da XXXVI Semana de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ocorrida remotamente entre os dias 09 a 13 de novembro de 2020 com a temática "Entre golpes e democracias: narrativas históricas de um sonho em vertigem".

O autor traçou um panorama sobre os modos pelos quais o imperador Tito Flávio Domiciano (81-96) foi tratado por historiadores entre fins do século XIX até princípios do século XXI, divididos em pelo menos três momentos: a perspectiva tradicionalista (1894-1961), a perspectiva revisionista (1963-1997) e as novas tendências de análise (2011 - atualmente). Por fim, o autor defendeu uma abordagem que leve em conta os processos retóricos envolvidos na fabricação dos discursos sobre Domiciano nas fontes antigas de modo a evitar perspectivas de reabilitação ou de degeneração daquele imperador na historiografia.

O artigo pode ser acessado clicando aqui.