Publicação: "A construção do personagem do clérigo nos fabliaux medievais (séc. XIII)", de Ana Clara Mônico

Divulgamos a publicação intitulada A construção do personagem do clérigo nos fabliaux medievais (séc. XIII), de autoria da graduanda em HIstória Ana Clara Mônico (Ufes). O artigo se encontra disponível no site do periódico Mafuá: Revista de literatura em meio digital, do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

No referido trabalho, a autora tece considerações a respeito da representação do personagem do clérigo no gênero literário medieval fabliaux dando ênfase aos textos produzidos ao longo do século XIII e visando observar como essa personagem se constrói a partir de aspectos sociais, filtrados pelas regras retórico-políticas do período. A análise foi realizada por meio da aplicação de uma rede de conceitos baseada nos estudos discursivos de Dominique Maingueneau, em especial as noções de campo discursivo, cena de enunciação com a metáfora teatral, e ethos. Por meio da observação de elementos do eixo virtude/vício nas narrativas, Ana Clara Mônico analisa os textos de modo a perceber como os elementos ligados à criação artística dos fabliaux encontram respaldo na realidade.

O texto completo pode ser acessado clicando aqui.

Para conferir essa e outras produções intelectuais dos membros do Limes/Ufes clique aqui.

Texto de Irlan de Sousa Cotrim

Publicado em 15 de agosto de 2022