Fronteiras Interdisciplinares da Antiguidade e suas Representações

Publicação: "Cleópatra, amante elegíaca monstruosa", de Camilla Ferreira Paulino da Silva e Leni Ribeiro Leite

Divulgamos a publicação "Cleópatra, amante elegíaca monstruosa", de autoria da Profa. Dra. Camilla Ferreira Paulino da Silva (Sedu/ES) e da Profa. Dra. Leni Ribeiro Leite (University of Kentucky). O capítulo faz parte do livro O feminino na literatura grega e latina que foi organizado pelas professoras Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos, Dra. Katia Teonia Costa de Azevedo e Dra. Maria Aparecida de Oliveira Silva.

As autoras dissertam no referido capítulo como a construção imagética de Cleópatra foi desenvolvida a partir dos padrões representativos da mulher elegíaca. Para tanto, as autoras adotam o carmen 1.37 de Horácio como documentação principal para defender que essa imagem construída no carmen horaciano serviu de base para a representação que os pósteros fizeram da rainha, foi elaborada considerando a imagem negativa da mulher elegíaca frente aos padrões sociais da época, construída sempre em contraste com alguma outra personagem ou poema, em um movimento que ao mesmo tempo respaldava o discurso de Otávio Augusto, também reforçava e reinventava algumas características genéricas da elegia, gênero este em que a mulher era constantemente vituperada.

O livro completo pode ser acessado gratuitamente clicando aqui.

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.