Publicação: "Ad te scribam nescio: Cícero exilado e o uso do páthos para escusar-se da obrigação de escrever", de Alessandro Carvalho da Silva Oliveira e Camilla Ferreira Paulino da Silva

Divulgamos a publicação do artigo Ad te scribam nescio: Cícero exilado e o uso do páthos para escusar-se da obrigação de escrever de autoria de Alessandro Carvalho da Silva Oliveira (doutorando em Letras pela Ufes) e Camilla Ferreira Paulino da Silva (Doutora em História pela Ufes). O texto faz parte do nono volume da Revista Rónai da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Os autores analisaram o uso de recursos retóricos na epistolografia de Marco Túlio Cícero produzida durante os anos em que o escritor sofreu o desterro (58-57 AEC) que teriam permitido que ele preservasse o seu éthos. Cícero teria utilizado de recursos patéticos ao tornar o seu exílio o responsável pelos possíveis danos à sua escrita infrequente. Os autores concluíram que o exílio de Cícero permitiu uma escrita única que foi capaz de subverter as expectativas comportamentais que eram esperadas de um indivíduo pertencente a aristocracia romana.

O texto completo pode ser acessado clicando aqui.

Tags: