Divulgação: A representação da domina no afresco da Vila dos Mistérios, Pompeia (século I EC), de Irlan de Sousa Cotrim

Divulgamos a publicação de A representação da domina no afresco da Vila dos Mistérios, Pompeia (século I EC), de autoria do mestrando Irlan de Sousa Cotrim (PPGHIS/Ufes). O referido texto faz parte dos Anais do 12º Encontro Nacional de História e do 1º Encontro Internacional de História da Universidade Federal de Alagoas. O evento aconteceu remotamente entre os dias 8, 9 e 10 de setembro de 2021 e todas as palestras e comunicações estão disponíveis no YouTube

O autor buscou examinar uma série de pinturas parietais que adornavam as paredes do oecus da domus Vila dos Mistérios em Pompeia, datada do século I da Era Comum, a partir da perspectiva dos estudos interseccionais e culturais. Foram estudadas as possíveis relações entre a funcionalidade do espaço e sua decoração associadas às possíveis aspirações dos domini, mediante o exame do conteúdo da documentação escrita e imagética. O autor concluiu que sendo o oecus um ambiente de socialização, em que os domini poderiam oferecer banquetes a convidados oriundos da aristocracia, a pintura de temática báquica/dionisíaca estava de acordo com o caráter da domina – proprietária de uma vinícola – e que, além disso, buscou ser representada como uma devota piedosa.

O texto completo pode ser acessado clicando aqui.