Eventos e Atividades

Jornadas de Estudos Clássicos

As Jornadas de Estudos Clássicos Ufes vêm, desde 2010, cumprindo um papel importante na construção de um espaço comum de debate entre as diversas áreas do saber - a história, a filosofia, a literatura, a arqueologia, entre outras - que compõem os Estudos Clássicos, área intrinsecamente transdisciplinar, fomentando o intercâmbio entre os pesquisadores do Mundo Antigo, quebrando a antiga barreira que separa os estudiosos em áreas estanques. Os resultados extremamente positivos dessa iniciativa nos estimula a reeditar o evento bianualmente, de modo a consolidá-lo como fórum permanente de debate, capaz de reunir pesquisadores e alunos de pós-graduação e graduação que têm desenvolvido pesquisas na área dos Estudos Clássicos. Desse modo, as Jornadas representam excelentes oportunidades não só para que os pesquisadores do ES integrem suas pesquisas e divulguem seus trabalhos, concluídos ou em andamento, mas também para que a comunidade universitária regional entre em contato com pesquisadores da área, oriundos de outras instituições brasileiras.

Objetivos

Tendo em vista a dupla função do ensino superior, a saber, a formação profissional e a pesquisa, a Sexta Jornada de Estudos Clássicos da Ufes tem como objetivos:

1. Favorecer o diálogo entre professores e estudantes de diversos cursos da Ufes que têm a Antiguidade Greco-Romana como objeto de estudo;

2. Ser um fórum para o intercâmbio científico entre os pesquisadores da Ufes e de outras universidades brasileiras;

3. Apresentar aos alunos de graduação e de pós-graduação uma prática de estudo interdisciplinar;

4. Propiciar o contato de alunos e professores do Espírito Santo com a produção científica gerada por pesquisadores da Ufes e de outras universidades brasileiras na área dos Estudos Clássicos.

Edições

I Jornada de Estudos Clássicos da Ufes: Figurações do masculino e do feminino na Antiguidade (30 de abril de 2010);

II Jornada de Estudos Clássicos da Ufes: Rito e celebração na Antiguidade (30 e 31 de maio de 2011);

III Jornada de Estudos Clássicos da Ufes: Fama e Infâmia no Mundo Antigo (28 e 29 de maio de 2012);

IV Jornada de Estudos Clássicos da Ufes: Formação cultural e saberes no Mundo Antigo (27 e 28 de maio de 2013);

V Jornada de Estudos Clássicos da Ufes: Monstros, híbridos e bestas na Antiguidade (18 de maio de 2015);

VI Jornada de Estudos Clássicos da Ufes: Ludus - poesia, esporte e educação (08 e 09 de junho de 2017);

VII Jornada de Estudos Clássicos da Ufes: Tradução & Recepção (16 e 17 de maio de 2019);