Inscrições para os cursos introdutórios de língua latina (IFES/UFES)

Os cursos introdutórios de língua latina serão novamente ofertados de modo gratuito neste semestre de 2020 desta vez por meio de uma parceria entre o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Em virtude da situação de pandemia, as inscrições enviadas ao projeto que se efetuaria em 2020 foram canceladas, sendo o atual curso oferecido sob o formato virtual, via plataformas de reunião online.

Os cursos fazem parte de um projeto de extensão coordenado pelas professoras Leni Ribeiro Leite (Ufes) e Marihá Barbosa e Castro (Ifes). Esse projeto possui como objetivo oferecer um primeiro contato com o latim por meio da leitura de textos simples e da obtenção de vocabulário básico em língua latina e terá como público-alvo os estudantes de Ensino Médio do Ifes Campus Centro-Serrano e de demais Campi, a população acadêmica da Ufes e, ainda, os interessados da comunidade externa.

Inicialmente, as inscrições serão abertas para o nível introdutório, destinado aos que possuem nenhum ou pouco contato com a língua. As aulas serão ministradas duas vezes por semana, todas as segundas e quartas, de 19h às 20h. Cada módulo terá um total de 20 horas, somando, assim, 10 semanas para cada nível. Os participantes que tiverem frequência mínima de 75%, isto é, 15 das 20 horas totais, e aproveitamento suficiente receberão certificados de participação.

Os encontros serão ministrados em plataformas virtuais, como o Zoom e o Google Meet, por isso, os participantes deverão contar com um computador com conexão à internet e acesso a esses programas. Além disso, os alunos receberão uma apostila que será oferecida de modo online, na qual estão disponibilizados os conteúdos que serão explicitados em aula, atividades de fixação e textos sobre aspectos culturais e literários da Antiguidade.

Inscrições
Neste semestre extraordinário de 2020, os cursos terão início no dia 19 de outubro. Para efetuar a inscrição, os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição disponível em anexo e enviá-lo via e-mail ao endereço extensaolatimufes [at] gmail.com entre os dias 1 a 15 de outubro. Mais informações e esclarecimentos podem ser obtidos por meio do e-mail extensaolatimufes [at] gmail.com.